Carregando...

Notícias


4 de outubro, Dia da Medicina do Trabalho

O Dia da Medicina do Trabalho é comemorado nesta sexta-feira, dia 04 de outubro. A data foi criada em referência ao nascimento do médico precursor da especialidade, o italiano Bernardino Ramazzini (1633-1714). O médico italiano nascido em Carpi é considerado o pai da Medicina do Trabalho (MT) pelas suas diversas contribuições a especialidade.
A Medicina do Trabalho é a especialidade médica que lida com as relações entre homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho, visando não somente à prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho, mas à promoção da saúde e da qualidade de vida. Tem por objetivo assegurar ou facilitar aos indivíduos e ao coletivo de trabalhadores a melhoria contínua das condições de saúde, nas dimensões físicas e mentais, e a interação saudável entre as pessoas e, estas, com seu ambiente social e o trabalho. A Medicina do Trabalho está construída sobre dois pilares: a Clínica e a Saúde Pública.
O principal foco da Saúde no Trabalho deve estar direcionado para três objetivos: A manutenção e promoção da saúde dos trabalhadores e de sua capacidade de trabalho; O melhoramento das condições de trabalho, para que elas sejam compatíveis com a saúde e a segurança; O desenvolvimento de culturas empresariais e de organizações de trabalho que contribuam com a saúde e segurança e promovam um clima social positivo, favorecendo a melhoria da produtividade das empresas. O conceito de cultura empresarial, neste contexto, refere-se a sistemas de valores adotados por uma empresa específica.
Brasil
A MT foi reconhecida Formalmente como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em 2003, por meio da resolução CFM 1643.


Informações: Associação Nacional de Medicina no trabalho (ANMT).

A medicina do trabalho é uma disciplina fundamental para garantir a saúde e o bem-estar dos trabalhadores em todo o mundo. No Brasil, essa especialidade médica desempenha um papel crucial na prevenção de doenças ocupacionais e na promoção de ambientes de trabalho seguros. Mas você sabia que a história da medicina do trabalho tem um ilustre precursor chamado Bernardino Ramazzin, pai da Medicina do Trabalho.

Bernardino Ramazzini, nascido em 3 de outubro de 1633 em Carpi, Itália, é frequentemente considerado o pai da medicina do trabalho. Ele foi um pioneiro na compreensão das doenças relacionadas ao trabalho e na promoção da saúde dos trabalhadores. Ramazzini estudou medicina na Universidade de Pádua e, posteriormente, tornou-se professor de teoria da medicina em Modena.

« Voltar